Amor, para Hegel, não é real.
Escrevo com letras largas um pouco do pensar. O pensar ainda é racional se penso, amando, em amor? Se é racional, por que ainda é amor? Amor supera a irracionalidade. Se fosse racional, afinal, não seria amor. Não seria amor se eu não olhasse pra você, mesmo decepcionada, e só pensasse em como eu quero ser sua pra todo o sempre. Como uma princesa, ser feliz para todo o sempre no meu castelo, no meu amor, em você. Seja na lembrança, seja no pensamento, seja nos bilhetes escritos por mim e esquecidos por você em um canto qualquer: eu sendo feliz para todo o sempre.
Se fosse racional, eu já teria deixado ir, acabar, porque na razão, na minha razão, se está bem demais é melhor fugir antes que o pior aconteça. Já que é amor, que tem essência na irracionalidade, da qual veio a razão - que, enfim, é só um tipo de irracionalidade sistematizada e aceita como seu oposto-, eu não fugi, eu fiquei e o pior já aconteceu, mas ainda não é "pior" para mim. É irracional. É real. Então, Dr. Hegel, tenho uma objeção. O real é racional porque é mais viável sistematizar o que vemos. Mas, se tomarmos o que sentimos como real, porque produz efeitos mais do que reais, eu posso sim dizer e com muita certeza de que o real é irracional. E não se discute.
Pois bem, eu sinto sem usar o raciocínio. Por isso ainda quero ser sua e ter você como meu, mesmo com suas infantilidades, suas impaciências, sua maneira boba de me tirar do sério. Porque, na minha irracionalidade, eu odeio e amo tudo isso. Então o meu irracional também é contraditório. E danem-se os gregos! Ainda é tudo real e bem verdadeiro.
Embora eu ceda às suas vontades sem que esta seja a minha vontade, na minha irracionalidade a sua vontade também é minha, mesmo que esta não venha de mim. Eu sou você e você sou eu, nós dois complementando e suplementando nossa existência monótona. Monótona, mas ainda assim cheia de movimento. Nossa irracionalidade tem monotonia variante. Contraditório, mas ainda é tudo real e bem verdadeiro.
Amor: assim bem irracional, bem real e bem verdadeiro. Assim somos nós, sou eu, sou você e você é.
Amor. E não se discute.
Comentários
Postar um comentário
Observações